Pages

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Antes de Engravidar (Ácido fólico e outras vitaminas)

Como toda tentante deve saber, é importante que antes de engravidar a futura mamãe inicie a ingestão de ácido fólico (Vitamina B9), prevenindo defeitos na formação do tubo neural do bebê. O ideal é iniciar 3 meses antes da concepção e continuar até o 3º mês de gestação.


Como o consumo de ácido fólico por meio da alimentação é insuficiente, os médicos prescrevem a suplementação. Tratando-se de uma vitamina, nós também podemos comprar diretamente, sem receita. Mas vale lembrar que ir ao médico, realizar um check-up pré-gravidez é importantíssimo!


Considerando isto, em setembro de 2014 iniciei a ingestão de um complexo vitamínico, denominado Diarium, com 12 vitaminas e 9 minerais.





O ideal seria consumir todas as vitaminas e minerais através da alimentação, mas minha rotina é muito corrida e confesso que, às vezes, não me alimento com a fartura nutricional necessária para a gestação. Além disso, meus exames indicaram um baixo nível de vitamina D e a endocrinologista recomendou a suplementação. Por isso, optei por este complexo vitamínico. Existem outras opções no mercado, mas o Diarium possui tudo que eu preciso e é mais barato que outras denominações mais populares.

Pesquisando sobre os riscos de suplementar as vitaminas e minerais, encontrei uma matéria na SuperInteressante que esclareceu algumas coisas para mim. (Matéria Completa Aqui)

A parte mais esclarecedora trata dos excessos desse nutrientes. Veja abaixo:

Excesso


Somando comida e suplementos, corremos o risco de ultrapassar a cota diária de vitaminas. O excesso pode ser simplesmente eliminado. Mas também pode prejudicar nossa saúde. 


AS INOFENSIVAS em excesso, são descartadas:  B1/ B2/ B5/ B3/ B7/ B12/ D/ K 



As perigosas podem causar doenças:



B9 (precisamos de 0,4 mg) Dose diária maior que 1 mg está ligada a câncer de cólon.
B6 (precisamos de 1,7 mg) Mais de 100 mg podem causar fotossensibilidade e afetar o sistema nervoso.
A (precisamos de 0,9 mg) Dose acima de 3 mg compromete os reflexos e tem relação com dormência nos pés e nas mãos.
C (precisamos de 90 mg (não fumantes)) Acima de 2 g, há risco de cálculo renal
E (precisamos de 15 mg) Mais de 1 g por dia pode causar hemorragia.



Com estas informações, verifiquei que as dosagens do Diarium estavam abaixo da faixa de risco. Assim, ainda há uma margem de segurança para que eu possa ingerir essas vitaminas através dos alimentos. 

Para mais informações sobre a importância de cada nutriente na gravidez, clique aqui.

Um comentário: