Pages

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Os primeiros quinze dias - Post Desabafo!

Gente!!! Post desabafo! Podem criticar, mas preciso registrar tudo que senti nesses primeiros 15 dias.

Quando você passeia pela blogosfera materna, é envolvido num universo lindo e maravilhoso. Mas dificilmente as pessoas relatam as dificuldades, dores e frustrações da maternidade.

Preciso confessar que os primeiros 15 dias me trouxeram muitas lágrimas de cansaço, frustração e dor.

Para começar, a dor do parto normal é algo que realmente não dá para descrever ou comparar. É uma dor que você topa qualquer negócio para ela parar. Assim que eu pari, passei a ADMIRAR muito mais as mulheres que passam por tudo aquilo. Quem tem mais de um filho, são verdadeiras guerreiras para mim! Mas até aí, eu já sabia que era uma dor intensa e quis passar por isso.

De certa forma, me "iludir" que, em Salvador, eu teria estrutura semelhante ao que assistimos nesses programas de parto (nacionais e internacionais), me fez decidir pelo parto normal e enfrentá-lo. O fato é que fiquei 11 horas das 18 horas total do meu trabalho de parto numa recepção, só com cadeiras duras. Não tive qualquer orientação ou equipamento para auxiliar na dilatação...enfim...bem diferente do que assistia e "idealizei". 

Mas aí o bebê nasce e a dor acaba e você se sente ÓTIMA.

Comigo isso durou dois dias. O trabalho de parto acabou forçando e fiquei com hemorróida...pense em algo do tamanho de um polegar para fora! Sentar era muitooo doloroso. Mas só comecei a sentir quando pararam de me dar medicamentos para dor. Essa hemorróida me fez chorar muito...tive de ir ao proctologista e os primeiros quinze dias minha mente trabalhava pensando em procedimentos milagrosos que dessem alívio ao que eu estava sentindo. Achei um bom profissional que passou os medicamentos corretos que aliviaram MUITO. Passou...

A gente chega em casa, feliz da vida com nosso milagre nos braços...mas aí vem o choque de realidade. Sabe quando você lê por aí que é melhor dormir o quanto puder na reta final da gravidez? Acredite! NÃO IGNORE essa orientação. Gente, a sensação é que você vai sucumbir porque não dá mais pra dormir, principalmente se seu bebê for igual a minha que dormia no máximo por uma hora e trocava a noite pelo dia (comportamento que minha filha já tinha na barriga, mexia mais de noite). Chorei demais por não poder dormir. Por sentir uma exaustão física e por ter alguém chorando a noite toda precisando de você.  Chorei por me cobrar uma perfeição que só existe na nossa fantasia criada ao longo da gestação.

A amamentação até que não foi problema...consegui a pega correta desde a primeira mamada e não tive mamilos rachados/fissurados. Mas ainda que tudo esteja certinho, dói. Dói porque precisa calejar mesmo. Mas essa dor é suportável. Como nos primeiros quinze dias por aqui minha bebê só acalmava no peito e isso ocorria a cada 1h, à noite o peito já tava bem doloridinho, mas passa...

A parte mais difícil de relatar aqui é sem dúvida o que passou na minha cabeça mas não ousou sair pela minha boca (tentem não me julgar porque vocês também podem passar por isso, rs). Nos momentos de desespero e exaustão eu cheguei a pensar como era bom poder dormir antes de ter um filho, que talvez não fosse o momento certo para engravidar, me arrependi (por breves segundos) por ter desejado tanto um filho, rejeitei qualquer minima possibilidade de ter outro filho e ter que passar por tudo isso de novo... Nesses momentos eu olhava firme para minha filha, para que o amor que a gente descobre com a maternidade pudesse me inundar de tal forma a não ter espaço para esses pensamentos. E é exatamente como a Bíblia diz sobre o amor: "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" 1 Cor 13:7

Por enquanto, eu encaro o cansaço como o maior desafio até hoje. Mas minha caminhada está só começando e eu estou confiante na máxima: VAI PASSAR!

18 comentários:

  1. PVzinha se sinta abraçada e acolhida. E se alguem vier te julgar é porque não é mãe ainda :-)))
    Privação de sono é usado como método de tortura, de tão punk que é!

    Hoje com Giuseppe estou muito, mas muito mais tranquila, porque o caminho não é novidade pra mim. Mas com Gianlucca a sensação de "não aguento mais" vinha constantemente.

    Passou! E desejei segundinho, e talvez um terceirinho. Vai passar pra vc também!!

    Bjs e fica bem.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, sinta-se abraçada, eu sofri muito nos primeiros dias da minha filha, os 15 primeiros dias são os piores, é como se tudo ñ passasse de um sonho, uma visão turva da realidade, a gente meio q ñ entende o q ta fazendo, o q ta acontecendo, mas respira, vai passar, virão momentos maravilhosos, alguns ruins tb claro pq nem tudo é cor de rosa, mas esses momentos de tensão, cansaço, toda dor q vc passou só te faz ser mais forte e se apegar mais ainda ao seu baby! Boa sorte e repita o mantra: VAI PASSAR!

    http://maecolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Os primeiros dias em casa não são nada fáceis ... Eu também sofri bastante nesse período ... Até que o pequeno começasse a ter rotina e eu poder dormir mais que duas horas por noite...
    Mas como sempre.ouvimos dizer, isso vai passar e logo sentiremos saudades ...e não se culpe por ter tido pensamentos assim...muitas de nós já tivemos os mesmos durante alguma madrugada em claro... Bjs

    ResponderExcluir
  4. PVzinha, esse começo é muito complicado. Eu chorei muito ainda na maternidade e falei pra Deus que não conseguiria passar mais uma noite sem dormir (e olha eu aqui! Kkk). E todos esses pensamentos sobre a vida antes de um filho eu também tive, é normal, vai passar e vai melhorar. Até hoje eu repito o mantra "Vai passar", pois as surpresas no mundo materno nunca acabam. Beijos e muita força!

    ResponderExcluir
  5. Realmente se vê pouquissimos posts como o seu pela blogosfera...a maioria so relata os dias felizes da maternidade.
    Como a Maira falou...so vai te julgar quem ainda nao foi mae...pq este inicio é mto dificil.
    La em casa tentamos orientar minha cunhada sobre isso...falamos que o cansaço ia chegar e forte...ela disse que nunca iria se cansar da filha dela...pois bem...depois que a nenem nasceu ,ela viu e entendeu o que a gente tava falando...pq é cansativo sim...mas com mto amor a gente passa por isso sim...tudo passa,ne
    bjo

    ResponderExcluir
  6. PVzinha, eu AINDA não passei por isso, mas consigo imaginar o quanto é difícil e acredito também que estes pensamentos e sentimentos são completamente normais, pode ser que ainda bata vários "arrependimentos" rsrs, o importante é que você está indo pelo caminho certo, com muito amor e paciência, já já as coisas entram no eixo...bjão

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ah Pvizinha... Parabéns pela benção que recebeu e tudo que você relatou é o relato de mães de primeira viajem, pisar em casa sozinhos nos traz inseguranças, medos, preocupações. Para mim a coisa só tomou ares de paraíso depois dos 25 dias de nascimento, não se tratando nem da Livia ser trabalhosa, mas sim que minha vida era nova e desconhecida a mim. Respeite os tais 40 dias que tanto falam que é resguardo, depois deles você se sentira orgulhosa de vocês. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oieee!!! Eu fui uma que relatou um parto tranquilo e pós parto mais tranquilo ainda. Mas porque para mim realmente foi, como na gravidez só tive insonia, já estava tão acostumada a não dormir que não senti o baque de não dormir pelo recém nascido. Mas isso foi comigo, e cada gravidez e pos parto é diferente mesmo. Mas você antes de ser mãe é uma humana primeiramente, e ainda tera muitos pensamentos que depois vai se arrepender mesmo. Aqui os cansaços chegou bem depois, com os saltos de desenvolvimento, principalmente o de 6 meses. O mundo de maternidade não é só de frufru não, ele é mega cansativo, muitas vezes frustante, mas no final, aquele sorriso simplesmente derrete seu coração e faz valer a pena.

    Bjks

    http://trajetoriadeumamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Vai passar querida! Deus não nos daria algo que não conseguimos suportar.
    Ja escrevi e falei sobre o puerpério, pois realmente tenho medo desse período, mas acredite isso não acontece só contigo.
    Estou torcendo por vocês! E por essa adaptação!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não te julgo pelo que pensaste pois por breves momentos pensei assim também e a idéia de um segundo filho não passa na minha mente. Minha bebê dormi bem a noite mas eu acordo a cada barulhinho para ver se ela esta bem, se esta respirando normal, se esta com frio ou calor. Eu achei que estava preparada mas quando cheguei com ela em casa me sentia perdida até na hora de vesti-lá ... mas faz parte e eu também acredito na máxima: vai passar!! Beijos

    ResponderExcluir
  12. PVzinha, tudo absolutamente normal, sentir exausta e com sensação de que não dá conta toda mãe passa por isso a mudança de rotina é brusca até nos adaptarmos leva um tempo e atrelado a isso tem a queda brusca de hormônios que nos deixa meio deprês, essa fase se chama baby blues, muitas mães chegam a entrar em depressão pofunda mesmo, faz parte do maternar!

    O bom é que logo tudo vai para os devidos lugares.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. P. Sinta meu abraço e minha compreensão.
    Os primeiros meses não são fáceis. Com meu primeiro filho eu não dormia, até hj ele é ruim de cama. A privação do sono é a pior coisa que existe.
    Faz a gente se questionar e desejar muitas vezes voltar no tempo. É difícil, é cansativo. Mas melhora.
    Chega uma hora que tudo melhora e VC começa a pensar no segundo ou terceiro, rs.
    E sério, segundo filho é infinitamente mais fácil, apesar da carga de culpa ser maior.
    Fique bem,relaxe.
    Tudo vai dar certo. Ah, e principalmente. Não se Culpe. Todas nós já pensamos o mesmo que VC.

    ResponderExcluir
  14. P. Sinta meu abraço e minha compreensão.
    Os primeiros meses não são fáceis. Com meu primeiro filho eu não dormia, até hj ele é ruim de cama. A privação do sono é a pior coisa que existe.
    Faz a gente se questionar e desejar muitas vezes voltar no tempo. É difícil, é cansativo. Mas melhora.
    Chega uma hora que tudo melhora e VC começa a pensar no segundo ou terceiro, rs.
    E sério, segundo filho é infinitamente mais fácil, apesar da carga de culpa ser maior.
    Fique bem,relaxe.
    Tudo vai dar certo. Ah, e principalmente. Não se Culpe. Todas nós já pensamos o mesmo que VC.

    ResponderExcluir
  15. A minha filha também nasceu com os sonos trocados, lembro-me que até aos 18 dias de idade dela que não dormi uma única noite, dormia aos poucos durante o dia. Eu também dizia que não queria mais filhos e cá estou eu 12 anos depois a tentar dar uma irmãozinho à minha princesa.

    Isso tudo que estás a sentir é normal, mas acredita que vai melhorar... E disfruta bastante pois o tempo passa a fugir e depois dá muita saudade.
    Vou continuar a acompanhar-te, até já me subscrevi.

    Beijinhos e força mamã.

    http://momentosdiariosblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  16. Bem vinda ao time. Vc pelo menos tem somente um e descanse nas horas que o la dormir. esqueça casa, esqueça tudo. O que importa agora é a sua filha. E logo logo ela encontrará a própria rotina e passará a dormir mais horas durante a noite.
    Meu segundinho nasceu dia 11 e estou padecendo no Paraíso pq so dorme no peito. E tem noites que vai dormir as 4da manhã. já aconteceu de dormir as 3 e acordar as seis por causa do mais velho.
    Não se sinta culpada por pensar dess jeito, nós cobramos muito de nós. você acha que sua mãe não pensou a mesma coisa que você no primeiro filho?
    aqui eu sempre falo: aonde eu fui amarrar o meu jegue!!!
    passo 15 horas so meu dia sozinha com os dois.
    E sobre o seu trabalho de parto. Foi pelo SUS? Eu tive os dois pelo SUS e não tenho o que reclamar. Tive os dois num hospital particular que atende ao Sus. Tive direito ao quarto de pré parto desde que dei entrada na internação, me ofereceram a bola, o banquinho em que você fica de cócoras, mas o que me ajudou foi o chuveiro, acabei recusando os outros métodos.
    Parto normal dói mesmo, mas o bom que depois que vc vê aquele bebê que você gestou, você percebe que valeu super a pena. E ainda bem que a dor logo some.
    desculpa o texto grande!

    ResponderExcluir
  17. Amiga sei o q vc sentiu, eu tb senti assim, e pensei em coisas horrendas e até sumir, tive depressão sim, mas passou...uma vez li q a "lua de mel" do bebê e da mamãe começa no 6° mês e é verdade, pra mim as coisas melhoraram apenas no quinto mês, minha bebê sempre teve muitos problemas com sono, e para mim foi muito difícil administrar tudo isso só, meu esposo trabalha à noite e minha mãe mora há 50 km de distância, não tive ninguém para me ajudar...só Deus mesmo, orei muito pedindo à Deus ajuda, tinha medo de dormir e derrubá-lá, mas Deus nunca me desamparou e nunca vai te desamparar também, um forte abraço amiga, bjs.


    http://futuramommy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. PVzinha!!! Sinto o mesmo que tu!!!
    Os pensamentos negativos as vezes rondam por aqui... Mas olho pra ela, e tento mudar logo o rumo deles!!! Mas vou confessar: ainda bem que veio só uma, pois a minha vontade era de gêmeos... Ainda bem que veio só uma!!! A vontade do segundo ainda não chegou... E não sei se chegará!!!

    Nossas baby's tem alguns dias de diferença... Estamos passando pela mesma fase, só q "problemas" diferentes, eu com a amamentação e tu com o sono!!!

    Vamos superar!!! Eu acredito!!

    Beijuxx

    Tati

    http://umatentantefuturamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir